Neste site queremos destacar a figura dos equinos.
​
Dentre os animais de grande porte que devem merecer a atenção de protetores e ativistas dos direitos dos animais, os equinos ocupam uma posição especial e desprivilegiada. Animais dos quais a maioria das pessoas gosta e simpatiza, são também aqueles dos quais sabem menos em termos da realidade cruel que enfrentam nas zonas rurais e subúrbios das cidades.
​
Não são contemplados pelos protetores e ativistas urbanos , onde pouco são vistos. Vivem uma vida de extrema exploração nas zonas rurais, nas periferias de grandes cidades, onde são usados em geral para transporte de carga e de pessoas, ou atividades turísticas.Pertencem à pessoas de baixa renda sem meios para sustentá-los adequadamente,mas que não podem prescindir deles. Os maus tratos, abusos e falta de cuidados de saúde são a regra.
​
Estes animais de tração fornecem a matéria prima de uma indústria desconhecida para a maioria: a indústria da carne de equinos para exportação. Após anos de exploração são vendidos à baixo preço para os matadouros e frigoríficos legais e ilegais do pais. Sua carne não se presta para o consumo humano devido ao seu estado de saúde precário e/ou ao consumo de medicamentos que a torna imprópria e perigosa para a saúde humana ( diversos anti inflamatórios). Internamente o consumo desta carne é proibido no Brasil, mas ela é exportada para Ásia, União Européia, Russia e Japão.
​
Não apenas cavalos mas também jumentos, e burros sofrem este destino de dupla exploração e sofrimento do qual quase ninguém sabe. Especialmente no Nordeste do país, vemos que os jumentos sofrem uma sorte cruel ao serem trocados em massa por motocicletas e depois abandonados sem plano de manejo ou castração. Os problemas da super população resultante tem sido resolvido com matanças e venda para abate ou exportação de animais vivos, em geral para a China.
​
Por isso daremos a eles um destaque especial neste site, embora tratemos aqui dos direitos, proteção e emancipação de todos os animais, desde pequenos pets até animais de grande porte que padecem em cativeiros como zoológicos e aquários, circos, fazendas de criação, laboratórios, abandono nas ruas ou abusos de tutores.
​
Aqui os equinos terão voz, e vocês poderão saber mais sobre eles,
o passam e como podem ajudá-los!