top of page

ESPORTES EQUESTRES E O ABUSO QUE OS CAVALOS SOFREM EM NOME DELES.(II)

ROLLKUR

O que é rollkur?

Rollkur envolve cavalgar um cavalo com o pescoço em posição muito flexionada com o seu nariz muito além da vertical, muitas vezes chegando a tocar o peito. Isso é feito em uma tentativa de melhorar o comportamento agitado do cavalo e aumentar a elasticidade das marchas. Rollkur também está associado com "equitação coercitiva", o que significa que você tem que forçar o cavalo para essas posturas. A postura baixa, profunda e redonda (LDR) é essencialmente a mesma que a postura Rollkur, mas espera-se que se chegue a ela de forma não coercitiva. A FEI proibiu o uso de Rollkur em pré aquecimentos, mas não o uso de LDR. Pode ser bastante difícil diferenciar as duas técnicas, o que é um problema.

Forma como o pescoço é tracionado para atingir a posição super curvada desejada.

As origens do rollkur:

O registro mais antigo do método rollkur sendo usado remonta a meados do século XIX. O mestre francês François Baucher desviou-se de outros mestres clássicos franceses que enfatizavam a criação de poder e energia a partir da parte de trás do animal, e desenvolveram uma nova escola de pensamento. O método de treinamento de Baucher baseava-se principalmente no conceito de que um cavalo deveria ser completamente submisso ao seu cavaleiro e ser montado principalmente a partir da frente. Ele recomendou um exercício que envolveu o cavaleiro usando uma grande quantidade de força exercida pelas mãos e grande uso de esporas para essencialmente dominar do cavalo . Este sentimento de aprisionamento criado no cavalo era para faze-lo submeter-se às exigências do cavaleiro. Baucher também incentivou o uso de hiperflexão vertical e lateral para criar um cavalo que fosse responsivo e leve durante a prova.

Desde o início de 2014, uma nova lei de proteção aos animais entrou em vigor na Suíça. A lei também reitera e apresenta novos ítens de proteção aos cavalos que coincidem em boa parte com o código de Federação Equestre Internacional. Rollkur, uma técnica de trabalho adotada por alguns treinadores de adestramento em que o pescoço é hiper flexionado, foi, entre outros itens, terminantemente proibido.

Outros pontos proibidos no artigo 21 da lei

a) tosar a base do rabo b) forçar o posicionamento natural do casco, ferrageamento inadequado e uso de peso na região do casco c) uso de eletricidade (choque) em esporas e chicotes d) o uso esportivo de cavalos com nervos desligados em seus membros, a hipersensibilização da pele nos membros bem com quaisquer tipo de boleteiras ou apetrechos dolosos nos membros. e) tosar o bigode dos cavalos f) amarrar a língua g) barrar h) métodos de trabalho com hiper flexibilização do pescoço (rollkur)

Animal amarrado na baia, forçando a posição do pescoço.

Em todos os momentos, os cavaleiros tentaram dobrar o cavalo à sua vontade. Em épocas mais recentes (por volta de 1880) foi o mestre equestre real alemão Paul Plinzner, que atraiu a atenção com "cavalos overbent", isto é. Cavalos que entraram em "Rollkur". Plinzner foi obrigado a treinar os cavalos de uma maneira que permitisse ao imperador alemão Wilhelm II, que nasceu com uma mão esquerda aleijada , montá-los também. Este treinamento foi chamado de "Plinznerei" e já altamente controverso. No final da década de 1960 e 70, foram principalmente os cavaleiros competindo em saltos de espetáculo que usaram o "quadro baixo" ( maior flexão do pescoço).

No começo da década de 80, a adestradora alemã Nicole Uphoff enfrentou um problema particular: seu cavalo Rembrandt, embora muito talentoso, tendia a mostrar surtos imprevisíveis. Dr. Uwe Schulten Baumer recomendou-a overbend( forçar a curvatura do pescoço) do cavalo como meios mantê-lo sob o controle. Neste caso, "Rollkur" não foi usado como um método de treinamento, mas realmente como uma forma de controle.. Ainda assim, tornou-se um tipo de modelo. Mais adestramento alemão cavaleiros escolheu este caminho para ganhar controle sobre seus cavalos vivaz.

Foi Sjef Janssen, treinador holandês e marido da amazona de adestramento Anky van Grunssven que descobriu Rollkur como um "método" para treinar cavalos. Ele desenvolveu "Rollkur" no sentido de ser um sistema de treinamento que não consistisse apenas em exagerar a curvatura do pescoço do cavalo, mas também como técnica de equitação que difere muito daquela conhecida no dressage( tipo de treinamento, para animais) clássico. As ajudas (toques do cavaleiro para orientação do animal) são apenas usadas como sinais básicos e, portanto, como ele alega, são mais fáceis de serem compreendidas tanto pelo cavalo como pelo cavaleiro. A forma como as ajudas são usadas no dressage clássico, por exemplo.

Em 2005, houve uma intensa discussão pública sobre este controverso método de treinamento.

Um ano mais tarde, em 2006, a FEI considerou o "Rollkur" equivalente a uma condução agressiva e, portanto, deveria ser proibido. "Hyperflexion", por outro lado, deve ser permitido: lá novamente a cabeça de cavalos está sendo puxado para seu próprio peito, mas é proibido fazê-lo pela força e só pode ser realizada por profissionais.

Enfrentando protestos em andamento e petições on-line colecionando mais de 40.000 assinaturas contra "Rollkur-Hyperflexion" a FEI em 2010 mudou novamente a sua posição. Hyperflexion também deve ser proibido., Mas Low-Deep-Round (LDR) deve ser permitido. Low-Deep-Round foi o próprio nome que Sjef Janssen tinha batizado seu próprio método de treinamento. No entanto, "LDR" só foi permitido por até dez minutos antes que o cavalo faça uma pausa.

Não foi definido porém, quanto tempo esta pausa teria que ter. Além disso, para uma pessoa supervisionar dez ou mais cavalos em uma área de aquecimento, parece impraticável aplicar essas medidas.

Exemplo do resultado desejado. E evidente desconforto do animal.


bottom of page