Você já ouviu falar nos santuários de animais? No Brasil, já existem alguns desses espaços que são bem diferentes dos famosos zoológicos, onde normalmente os animais acabam ficando presos em espaços que não são grandes o suficiente para eles. Os santuários de animais são bastante comuns nos Estados Unidos e em países europeus, no entanto, por aqui, eles estão começando a se popularizar.
Santuário das Fadas
A maior diferença entre um santuário de animais e um zoológico é o objetivo principal de cada um deles. O propósito dos zoológicos acaba sendo propor o entretenimento para as pessoas por meio da exposição de animais (o que pode até contrariar hábitos naturais de alguns), e muitos estão em situações bastante precárias. Já os santuários existem para preservar as espécies e possibilitar uma vida digna e com bem estar para os animais que estão vivendo lá.
Os animais que vão para os santuários de animais são aqueles que precisam de cuidados especiais: alguns foram apreendidos pelo IBAMA enquanto estavam sendo traficados, outros estavam sendo mal tratados e existem aqueles que são retirados de circos (muitas cidades e estados proíbem animais circenses). Boa parte dos bichos que chegam aos santuários, precisam passar pelas mãos dos veterinários, pois estão feridos.
Depois de curados, os animais permanecem no santuário, onde levam a vida da forma mais natural possível! Eles ficam livres em espaços bem amplos, e não enjaulados para divertir grupos de pessoas. Os profissionais dos santuários buscam proporcionar para cada espécie uma rotina bem próxima àquela que teria se estivesse na natureza, é por isso que muitos desses estabelecimentos são especializados em apenas uma espécie.
Também existem os santuários que recebem animais de qualquer espécie, para suprir a demanda que hoje existe. No entanto, promover o bem estar animal e proteger as espécies não é a única atividade realizada pelos santuários! Esses locais frequentemente realizam ações de conscientização voltadas para crianças e adultos, ensinando-lhes a importância de respeitar todos os animais.
Embora ainda sejam insipientes no Brasil, os santuários de animais já estão presentes em vários estados, como o Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. Por não ter um objetivo lucrativo, muitos santuários de animais sobrevivem da solidariedade de quem se comove com a causa que eles defendem, por isso, que tal pesquisar qual é o santuário mais perto de onde você mora e fazer uma boa ação? Você pode até levar a família para conhecer o local e mostrar a todos como é importante que os homens saibam conviver com os animais sem explorá-los.
Infelizmente, a tendência é que sejam necessários cada vez mais locais como esses para receber animais que estão passando por situações difíceis de sobrevivência. A parte boa é que existem esses espaços que fazem da proteção aos animais o seu maior objetivo, mas que precisam da ajuda de todos para sobreviver. Troque o passeio no zoológico por uma visita a um santuário de animais e mude os seus conceitos sobre abrigos para espécies retiradas do seu habitat natural.